Top 10 álbuns de Black Metal de 2014!

Dezembro já começou e a quantidade de lançamentos relevantes diminuiu muito, então, podemos assumir o ano como praticamente terminado e começar a chuva de listas com os melhores do ano. Pra começar, vamos de Black Metal e os 10 álbuns mais impactantes desse longo 2014:

10. Abazagorath - The Satanic Verses

Baseado no livro "The Satanic Verses", de Salman Rushdie, onde o Corão é deturpado. Em resumo, o livro conta a história de dois muçulmanos que sobrevivem a um atentado em um avião e, após a queda, se transformam. Um deles é análogo a um demônio, enquanto o outro a um anjo. A publicação do livro provocou revolta no mundo árabe e uma sentença de morte foi decretada para Rushdie. Vários tradutores do livro sofreram atentados e um deles chegou a ser assassinado.

09. Taake - Striden Hus

O Taake já havia reservado uma surpresa com o EP Kulde e um cover de The Cure, mas Striden Hus veio pra provar a capacidade musical da banda. Soando mais cru e sujo do que estávamos acostumados, o disco conta com apenas sete músicas e pouco mais de 40 minutos de duração, sendo uma ótima referência ao BM norueguês das décadas de 1980 e 90, perfeito para os fãs mais conservadores do metal negro.

08. Fen - Carrion Skies

Fen é uma daquelas bandas únicas, que nascem das ideias de algum gênio (no caso, alguns) de um lugar distante (que no caso nem é tão distante assim, a banda foi formada em Londres). Os três membros cresceram juntos em uma região um tanto afastada dos grandes centros do Reino Unido e isso serve como a principal fonte de inspiração para suas músicas. Carrion Skies é o quarto álbum de estúdio da banda e, portanto, o quarto marco nessa grande peça evolutiva que eles compõem através de seu Ambient Black Metal. O disco é denso e um pouco difícil de absorver no começo, mas as seguintes audições vão mostrando a qualidade da banda.

07. Nazgul Rising - Orietur In Tenebris Lux Tua

Como já resenhado aqui, o Nazgul Rising é uma banda recente, da nova safra italiana. O que ela tem em comum com todas as outras é a riqueza nas composições, a variação das faixas e a qualidade da gravação.

06. Dawn Of A Dark Age - The Six Elements, Vol.1 Earth

Extremistas, ritualistas e muito competentes, os músicos do Dawn of a Dark Age prometeram seis álbuns, com seis músicas cada, com um intervalo de seis meses entre os lançamentos. Segundo a dupla, toda essa questão de numerologia é parte de um longo plano para a criação de uma nova era na existência da humanidade. Supersticioso ou não, o disco merece muito a nossa atenção.

05. Bethlehem - Hexakosioihexekontahexaphobia

Famosos por inventarem o Dark Metal, os alemães fazem parte da primeira onda de experimentação no Black Metal. A "fobia do número 666" é o último resultado desse trabalho, onde não deve se esperar fórmula ou padrão algum. Apesar disso, o disco não vai para o lado "post" da música e se mantém ainda bem firme nas raízes do BM.

04. Vardan - Enjoy Of Deep Sadness

Outro representante da Itália, Vardan é um músico que trabalha na banda homônima desde 1997. A primeira demo da banda saiu somente em 2004 e de lá pra cá foram oito álbuns de estúdio lançados, seis desses entre 2013 e 2014. Enjoy of Deep Sadness é só uma dessas obras, depressiva, sombria e intimista, um exemplo prático de DSBM.

03. Hegemone - Luminosity

Os poloneses do Hegemone começaram a banda com o pé direito, definitivamente. Post-Black Metal sem grandes firulas, longe do boom de 2010 e da série de bandas genéricas de "Blackgaze" surgindo dia após dia. O disco tem grande destaque na parte lírica, que incorpora e realça a sonoridade. Apesar da terceira posição, é uma obra que flerta com o primeiro colocado desse top.

02. Remnant - Spillra

A primeira one-man band da lista e também a primeira a sair um pouco do estilo, agregando Folk Metal ao DSBM belamente executado pelo sueco. É também o disco mais dissonante dessa lista, que agride os ouvidos ao mesmo tempo que apresenta músicas extremamente belas e tristes.

01. Bruma - Redescubriendo el Invierno

2014 definitivamente foi o ano dos debuts e por aqui eles dominaram a lista. Custos Lupus é o mentor, idealizador e one-man do Bruma, um projeto mexicano que levou o Black Metal além de suas fronteiras. As músicas são de uma intensidade e qualidade únicas e invejáveis, as letras são bem encaixadas e, enquanto não há outros trabalhos da banda, ficaremos com esse disco no replay por muito, muito tempo.

Por Alexandre Romansine
Top 10 álbuns de Black Metal de 2014! Top 10 álbuns de Black Metal de 2014! Reviewed by Alexandre on 15:08 Rating: 5

Nenhum comentário

Social Buttons