Primordial – Where Greater Men Have Fallen (2014)


Antes mesmo de ouvir qualquer música, já sabia que o novo disco do Primordial tinha potencial para ser um dos lançamentos do ano. A banda irlandesa precisava apenas continuar o que faz há quase dez anos: tocar pagan black metal que soe de fato pagão, mas sem soar ridículo.

Where Greater Man Have Fallen (ouça!) foi lançado em 24 de novembro, quase no final da temporada musical. Mesmo competindo com grandes discos lançados nos 10 meses anteriores (e foram vários!), imediatamente escalou para uma posição de destaque entre os álbuns de 2014.

A foto promocional de 2014 consegue capturar a alma da banda: um olhar para o passado obscuro. Imagem: Divulgação
A banda segue a fórmula que definiu desde o quinto álbum da discografia, The Gathering Wilderness, de 2005 – justamente o primeiro contato que tive com o grupo, que me conquistou com composições longas, ambientação densa, algumas passagens acústicas e um dos melhores vocais do gênero.

A falta de mudanças não é nenhum problema. Não é uma questão de escassez criativa ou preguiça. Pelo contrário, as faixas soam inacreditavelmente frescas: definitivamente, já ouvi algo parecido antes, mas existem ali elementos que os trabalhos anteriores não evidenciam.

Os riffs arrastados e as faixas compridas continuam por lá, cobertos com maestria pela voz de Alan Averill ‘Nemtheanga’ – um careca quase quarentão que costuma pintar a cara como um guerreiro celta nas apresentações e que mistura o gutural rasgado dos primórdios do black metal norueguês com a grandiloquência de Ronnie James Dio e a profundidade de Johan Längqvist (ex-Candlemass). Entretanto, nem tudo é mais do mesmo.

Não, isso não é corpse paint: certamente, é algo muito mais primal. Imagem: Aleksandra Stole/Divulgação
A principal diferença está nos riffs mais complexos que emergem das sequência de blast-beats (ouçam a quarta faixa, The Seed of Tyrants. Sério). No momento mais distinto, a introdução de Ghosts of The Charnel House chega a namorar, bem de leve, o stoner metal.

Ainda assim, o clima beligerante, a grandiosidade de faixas que lembram hinos, a devoção ao passado mítico irlandês e o interesse pelo lado sombrio da história continuam presentes. Poderiam ficar ali para sempre, não me importo. Que banda, hoje, consegue seguir a mesma fórmula sem soar repetitiva? Não consigo pensar em muitas outras.

Rodrigo Menegat

Primordial – Where Greater Men Have Fallen (2014) Primordial – Where Greater Men Have Fallen (2014) Reviewed by Rodrigo Menegat on 19:32 Rating: 5

Nenhum comentário

Social Buttons