Iamí - Luz e Sombra (2014)

Há alguns dias nossa página no Facebook recebeu uma publicação e, passados alguns dias, resolvi conferir o som. Iamí é um projeto do paranaense Rômulo Machado, e tem a intenção de fazer um tipo de Black Metal fugindo de padrões, objetivo esse que foi plenamente satisfeito.


Incrementando uma sonoridade próxima ao DSBM com elementos atmosféricos e altas doses de Dungeon Synth, a one-man band tem uma faceta bastante característica da cultura nacional: o nome Iamí significa noite em Tupi e as letras, em português, tratam sobre culturas pagãs, natureza e vez ou outra fazem uma referência mais clara ao folclore tupiniquim. Apesar do debut contar com apenas seis músicas, elas totalizam mais de 50 minutos de uma sonoridade bastante ambientada com pouca, porém variadíssima, participação do vocal e uma tendência a deixar as faixas sob comando quase exclusivo da bateria.

Praticamente inexistem informações sobre o projeto, que conta com uma demo de 2013, mas pelo que averiguei as composições são feitas com um teclado e uma guitarra, apenas. Esse cenário nos remete a bandas como o Synkretismos Mutare e algumas canções do Burzum, que contam com uma produção quase sem recursos, deixando o som mais lo-fi e uma ideia de potencial evidente dentro de melhores condições de gravação. Apesar disso, o som mais "tosco" cria toda uma identidade para a banda e combina com as criações, construídas com base nessa limitação.


A obra é longa e permite uma viagem pelos extremos agressivo e atmosférico do Black Metal, podendo ser conferida inteiramente aqui.

Nota: 8

Contato:
Bandcamp
Facebook
Youtube

Por Alexandre Romansine
Iamí - Luz e Sombra (2014) Iamí - Luz e Sombra (2014) Reviewed by Alexandre on 14:13 Rating: 5

Nenhum comentário

Social Buttons