Kroda - Навій Схрон [Navij Skhron] (2015)


Kroda é aquele tipo de banda que ou você gosta logo de cara, ou passa a vida tentando entender quem goste. Formada em 2003 na Ucrânia, faz aquele Black/Folk fritado tipicamente escandinavo: flautinhas ultrarrápidas, bateria incessante e o gutural urrado invocando os deuses pagãos do sudeste europeu para mais uma batalha.



Os últimos dois registros do grupo, um EP de 2013 e um disco de 2015, seguiam uma fórmula um tanto chata e repetitiva, se afastando muito do auge da banda, que foi lá por 2005 com o foderoso До небокраю життя. Só isso já serviu pra me deixar com um pé atrás na hora de ouvir esse álbum, mas como é Kroda, encarei e torci pelo melhor. E aí que começou a decepção...

As duas primeiras faixas são um Ambient fajuto com toques de Folk, extremamente insossas, tão diferentes do que a banda já fez que até imaginei ser um homônimo ruim, mas infelizmente não foi o caso. Depois de cinquenta minutos de disco, a sensação que fica é a de que o álbum é uma trilha sonora de filme de suspense do início dos anos 2000. Todas as músicas servem para aqueles momentos de mistério e pré-susto de uma história sem roteiro em um cenário mal iluminado.

Até a capa do disco não condiz com o histórico da banda.

Pra não dizer que é um disco completamente perdido, depois das músicas chatas tem um cover do Nokturnal Mortum com a cara do antigo e mal gravado Kroda. Procurando algumas informações sobre esse lançamento, ele é indicado como um "Dark Ambient release" e, honestamente, passa um pouco a margem disso. Indicado para fãs de soundtracks instrumentais e pra quem realmente não se importa com um Dark Ambient sem sal, Навій Схрон foi uma grande decepção.

Pra quem tiver interesse, o disco está disponível no Bandcamp dos caras.

Por Alexandre Romansine.
Kroda - Навій Схрон [Navij Skhron] (2015) Kroda - Навій Схрон [Navij Skhron] (2015) Reviewed by Alexandre on 17:10 Rating: 5

Nenhum comentário

Social Buttons