Ayat – Six Years of Dormant Hatred

Well, well, camaradas. Depois de ver que meus colegas daqui do blog fizeram uma enxurrada de posts sensacionais, me senti extremamente culpado por estar tão sumido esse ano. Já cansei vocês reclamando do vestibular e da falta de tempo, mas agora tá mais foda ainda. Falta pouco mais de um mês pra prova, e chegou a hora de realmente estudar pra caralho. Enfim, não é pra falar disso que vim aqui.



Não ando com muito tempo para conhecer bandas novas, mas nos feriados e finais de semana dá pra procurar alguma coisa. Tempos atrás, descobri essa fantástica banda de black metal, o Ayat. Eles já se destacam do mar de hordas somente pela sua localização geográfica: são do Líbano. É meio esquisito pensar em metal negro proveniente de uma região tão conservadora e rígida, tanto nos seus costumes religiosos como políticos. Essa inflexibilidade, pelo que os membros da banda relatam em entrevistas, se reflete também nos fãs de metal. Além das ‘pessoas normais’, que provavelmente sequer sabem da existência do grupo, os metalheads árabes vêem o blasfemo som da banda com maus olhos. Ameaças de morte são frequentes, dizem.

Ainda assim, os membros da banda não hesitam em despejar todo seu ódio e desprezo pela sociedade em que estão inseridos. Por meio de críticas muito diretas e um estoque aparentemente infinito de blasfêmias, sua música é um ataque violento e direto a fé Islâmica. Isso se percebe logo na primeira faixa do álbum que deixarei para download: compara Alá a um porco e, na metade da música, surgem sons de suínos no abate. Lembrem-se que porcos são tidos como sagrados no Oriente Médio. Agora eu poderia contar pra vocês historinhas chatas sobre a independência e segmentação da Índia e o motivo pelos quais os soldados de lá se revoltaram contra os ingleses, mas isso seria muito chato, né? Enfim, vamos falar só desse álbum, acho melhor. Mas se alguém quiser saber, os ingleses untavam as armas dos locais com gordura de porco e vaca, animais sagrados para mulçumanos e hindus, respectivamente.



Esse play, lançado em 2008 e que teve um reissue esse ano, é de um black metal extremamente agressivo e cru. Apesar dessa sonoridade meio raw, não é algo que possa se chamar de normal. É cheio de experimentações, passagens atmosféricas e tudo isso que eu admiro tanto, pela coragem exigida para ousar brincar com esses elementos esquisitos. Isso sem falar numa inerrável veia punk, que fica muito evidente na terceira faixa.

Para quem curte esse tipo de som, odioso, escarrado, brutal e avassalador em sua crueza, ainda que salpicado com as já citadas doses de piração avant-gardista, é um prato cheio. E quem não curte nada nessa linha, é uma ótima oportunidade para criar vergonha na cara e começar a curtir. Abraços dos seu coitado redator vestibulando, que assim que publicar esse post vai voltar pra suas apostilas. See ya. :3
Ah! Esqueci de dizer. Ayat, em árabe, significa ‘milagre’. Também é o nome dado para cada “versículo” do Corão.

Por Rodrigo Menegat
Ayat – Six Years of Dormant Hatred Ayat – Six Years of Dormant Hatred Reviewed by Alexandre on 13:12 Rating: 5

Nenhum comentário

Social Buttons