Funesto - Lembranças de um Suicídio (2015)
Um logo com letras rebuscadas, galhos retorcidos e duas forcas. Um nome sugestivo e temática de solidão e suicídio completam o quadro do Funesto, uma banda brasileira de DSBM.
Formada em 2013, a one-man band tem uma demo e dois EPs lançados, um deles esse ano. Lembranças de um Suicídio tem cinco músicas e pouco menos de meia hora de áudio, com duas faixas instrumentais. Fazendo um som com características típicas dos grupos de DSBM e Doom brasileiros, Sérgio França leva seu projeto do Espírito Santo para o cenário nacional com louvores.
Opressivo, mas soando de forma límpida, o disco conta uma linha de bateria bem feita, uma guitarra doentia e vocais equilibrados, sem cair nas garras dos urros agudos, mas ainda soando pouco inteligíveis e depressivos o bastante para completar a atmosfera do EP.
Meu Suicídio é a faixa inaugural do álbum, e reflete muito bem as características citadas aqui. Na sequência, a instrumental Lembranças de um Suicídio diminui o ritmo para as faixas seguintes, Contemplando a Nostalgia e A Beira do Abismo, essa última como uma das melhores da banda. Finalizando a obra vem A Ilusão de Estar Vivo, outra faixa instrumental que fecha o lançamento em boa forma, mas rápido demais.
Lançado por dois selos diferentes, um ucraniano e outro brasileiro, o EP entra pra lista de bons frutos do DSBM brasileiro, competindo com o Rope pelo melhor da categoria até o momento. Equilibrado, envolvente e introspectivo, é um prato cheio para amantes do gênero.
Nota: 7,5
O disco pode ser ouvido completo abaixo:
Contato:
SoundCloud
Por Alexandre Romansine
Funesto - Lembranças de um Suicídio (2015)
Reviewed by Alexandre
on
14:00
Rating:
Nenhum comentário