FT-17 - Marcellin s'en va-t'en guerre (2016)
França, 1917, no auge do conflito europeu. Tanques FT-17, de fabricação francesa, abrem caminho através dos territórios ocupados. Morteiros, mísseis e tiros de fuzil, o barulho é intenso e aterrador. Davam-se os passos para o fim da guerra...
É com esse clima que Marcellin s'en va-t'en guerre, debut do sexteto francês FT-17, se encaminha. Black Metal puro, do Raw ao Melodic, os caras abusam da temática de guerra e da história nacional para compor as letras e ambientar as faixas, que contam com samples de batalhas. O uso de trechos recitados, encaixados como interlúdios, só fazem o disco soar mais interessante, com cara de documentário de baixo orçamento e uma baita trilha sonora.
A presença de um piano auxilia no clima lúgubre, enquanto as melodias de guitarras são ao mesmo tempo sombrias e com um cadenciamento de marchas militares. A dupla de vocais dosa o gutural e o lírico de forma a acompanhar o instrumental, e o resultado é, no mínimo, ótimo.
O encarte do disco revela a história de Marcellin Trouvé, um jovem professor que foi chamado à serviço do 57º Regimento de Infantaria no início da Primeira Grande Guerra. O álbum reproduz os escritos da personagem fictícia em seu diário ao longo dos dias no front de batalha.
No conjunto, Marcellin S'en Va-t-en Guerre é certamente um dos melhores lançamentos de Janeiro e merece ser ouvido por qualquer fã de música extrema.
Nota: 9,5
O disco está disponível no Bandcamp da banda.
Por Alexandre Romansine
FT-17 - Marcellin s'en va-t'en guerre (2016)
Reviewed by Alexandre
on
22:46
Rating:
Nenhum comentário