The Killigans – Honor (2010)

A música, como qualquer forma de arte, está intimamente ligada ao contexto histórico e geográfico em que é produzida. Reflete os pensamentos e vivências de seus compositores, direta ou indiretamente. Sendo assim, esse álbum do The Killigans, um grupo formado por seis integrantes, originários do estado americano do Nebraska, foi moldado de acordo com a visão de mundo de alguns jovens de classe média, perdidos no meio de uma crise econômica que atingiu seu auge quando da gravação do disco.

Já disse muitas vezes que um dos fatores cruciais para que a música tenha qualidade é a sinceridade. Pode estar sendo muito leviano, já que não conheço o passado desses caras, nem nada do tipo, mas a impressão geral que tenho é que eles realmente sabem do que estão falando nas suas letras. São histórias de pessoas normais, com suas vidas ordinárias e sonhos, muitas vezes ilusórios. São também, de certa forma, hinos de resistência e esperança, mas nunca tendendo para a grandiosidade excessiva, sempre mantendo os pés no chão, despretensiosos.

O feeling, a energia e a garra que permeiam todo o CD, além de reforçarem essa sensação de franqueza lírica, contagiam.  Musicalmente, temos um folk punk característico, mas muito bem executado. As faixas geralmente começam com o acordeom e outros instrumentos exóticos em evidência, para depois desembocarem num punk rock bem acessível, mas ainda assim direto e rápido.  Ainda que essa seja a fórmula padrão das bandas do gênero, o The Killigans conseguiu se destacar, muito pelo fato de não soar cansativo em momento algum. O segredo disso é a dosagem ideal das influências folclóricas, western e até mesmo do ska.

É impossível não dar um veredito positivo sobre esse trabalho. Não é nada de outro mundo, nada que vá mudar conceitos nem nada assim. É só uma banda que atinge plenamente seu maior objetivo: divertir. E divertir fãs e a si mesmos é a maneira que esses americanos encontraram de encarar essa fase complicada de seu país.






 Por Rodrigo Menegat
The Killigans – Honor (2010) The Killigans – Honor (2010) Reviewed by Alexandre on 13:45 Rating: 5

Nenhum comentário

Social Buttons