ESPECIAL COPA DO MUNDO: Duas bandas belgas pra comemorar a vitória nas Oitavas!

A Bélgica não é terra só de cerveja, chocolate e futebol em ascensão. Existem outras coisas que merecem atenção por lá, além da cabeleira do Fellaini. Boa música, inclusive! Para comemorar mais uma vitória da seleção candidata à surpresa da Copa, o SBG recomenda duas bandas bem peculiares. Confira!



Aktarum: Formado em 2005, o quarteto belga faz uma mistura de Black e Folk Metal nos moldes de bandas como o Finntroll (incluindo os ridículos pseudônimos TrollAklass, TrollOur, Trolladal e Trollhammer). Versando sobre fantasia e, principalmente, trolls, a banda possui apenas um álbum de estúdio lançado. Gang of Trolls, de 2010, tem catorze músicas recheadas de elementos folclóricos que nos remetem à contos da Idade Média e longas partidas de RPG. A curiosidade fica pelos nomes das faixas, como Jurassik Troll ou March of the Trolls que isolados parecem normais, mas em meio a tantos outros soam um tanto ridículos.


Apesar de tudo, a banda tem uma boa produção e o som não é descartável, mas melhor apreciado com alguma boa cerveja na mão.


Amenra: comparados a grandes nomes como Year of No Light, o grupo belga nasceu em 2003, fazendo um Sludge/Doom Metal bem variado e reflexivo. Talvez uma das bandas do estilo que menos recebe atenção, porém das mais importantes, já que nasceu em meio ao "boom" do Post-Metal e soube aproveitar muito bem a nova safra de influências.


Geralmente bandas que mesclam estilos downtempo com outros gêneros agressivos pecam no excesso de um ou de outro, mas parece que os discos do Amenra foram feitos na medida para não sobressaírem demais em um dos extremos. São densos, variando muito bem a velocidade nas músicas desde o Doom mais letárgico e sombrio até o Hardcore mais brutal e revoltoso possível, tornando a experiência auditiva difícil pra quem não está acostumado. São obras complexas, com muitas dissonâncias dentro de uma mesma música, obrigando-nos a ouvir cada trecho com atenção e o maior número de vezes possível. É impossível destacar somente um disco pra indicar aqui, discografia impecável.


Por Alexandre Romansine e Rodrigo Menegat
ESPECIAL COPA DO MUNDO: Duas bandas belgas pra comemorar a vitória nas Oitavas! ESPECIAL COPA DO MUNDO: Duas bandas belgas pra comemorar a vitória nas Oitavas! Reviewed by Alexandre on 23:27 Rating: 5

Nenhum comentário

Social Buttons