Fall of Efrafa - Discografia comentada


O quinteto britânico teve uma vida curta, de 2005 a 2009, mas fizeram tudo àquilo que se propuseram com uma qualidade ímpar. Construindo uma trilogia de Post-Rock, Sludge e Neocrust, o Fall of Efrafa liricamente traz uma visão específica dos músicos sobre a mitologia do livro Watership Down, de Richard Adams (traduzido como A Longa Jornada, em português).

Mais conhecido por ser um retrato do crescimento e comportamento da sociedade moderna, em resumo, o livro conta a história de coelhos em fuga pela própria sobrevivência, em risco graças à destruição da natureza pelos humanos que expandem o território urbano para a construção de novos prédios. 

Fortemente inspirados no lado político da obra, os músicos apresentam suas ideologias através do disco: referências aos direitos dos animais, um profundo senso de ateísmo e até ataques aos hábitos modernos que se baseiam na destruição do ambiente natural.

Owsla



Inspirados por bandas como Neurosis e Agalloch, lançaram o primeiro álbum, Owsla, em 2006. A história do disco marca o final da trilogia, em que o clímax é apresentado e as faixas contam o destino dos coelhos. Nota-se também uma forte crítica ao regime ditatorial e ao abuso de poder militar, representado na figura de uma "elite guerreira" de coelhos que, na linguagem fictícia de Adams, é conhecida por Owsla.

Para ouvir o disco na íntegra, clique aqui.


Elil




A segunda obra, Elil (que significa "inimigo"), foi lançada em 2007 e mostra aspectos psicológicos da história, principalmente ao se referir a uma disputa interna sobre religião e violência.

Para ouvir o disco completo, clique aqui.

No ano seguinte, os músicos lançam seu primeiro trabalho fora da trilogia, Tharn, um EP que segue as mesmas tendências sonoras dos outros lançamentos.


Inlé


Em 2009 temos mais um EP, The Burial. No mesmo ano, é lançado mais um full-length, Inlé, que finaliza a trilogia. O título pode ser traduzido para uma série de palavras como lua, medo, escuridão ou morte. O último disco é mais denso e atmosférico, retratando a imagem da sociedade à beira da destruição, com um governo opressor e teocrático, que não oferecia um futuro à comunidade, além de esperar pacientemente a morte pelo avanço do urbanismo humano. Com esse clima obscuro, os músicos contam a história desde o início, com a fuga e o desenrolar visto nas outras duas partes.

O álbum pode ser ouvido inteiro aqui.

Após a banda encerrar as atividades, a coletânea The Warren of Snares foi lançada em 2010. Ela contém todas as músicas da trilogia num único trabalho. Além dos discos citados, a banda lançou um Split em 2006, com os espanhóis do Down to Agony.

Fazendo um som politizado, conceitual e obscuro, o Fall of Efrafa teve uma carreira cíclica e bem definida. A sonoridade é voltada para o intimismo e se mostra de forma diferente em cada capítulo da trilogia, mas merece ser ouvida por fãs de Doom, Sludge, Noise, Crust e estilos próximos.

Contato:
Facebook
Myspace
Last.FM

Por Alexandre Romansine
Fall of Efrafa - Discografia comentada Fall of Efrafa - Discografia comentada Reviewed by Alexandre on 16:11 Rating: 5

Nenhum comentário

Social Buttons