Orphaned Land - Mabool: 10 anos depois

23 de Fevereiro de 2004, nesse dia era o lançado um dos melhores álbuns dos anos 2000 e, considerado por muitos, o melhor dos israelenses do Orphaned Land.


Mundialmente reconhecidos como uma banda que, literalmente, move multidões, o OL tem como temática básica as religiões abraâmicas (Cristianismo, Islamismo e Judaísmo), a paz e a união entre os povos, em especial de populações árabes, atingidas pelas constantes disputas entre governos e facções religiosas.
Mabool - The Story of the Three Sons of Seven é o terceiro álbum de estúdio do grupo e merece toda a nossa atenção, mesmo dez anos após seu lançamento.


Tracklist:

01. Birth of the Three (The Unification)
02. Ocean Land (The Revelation)
03. The Kiss of Babylon (The Sins)
04. A'salk
05. Halo Dies (The Wrath of God)
06. A Call to Awake (The Quest)
07. Building the Ark
08. Norra El Norra (Entering the Ark)
09. The Calm Before the Flood
10. Mabool (The Flood)
11. The Storm Still Rages Inside
12. Rainbow (The Resurrection)

A edição limitada vem um com disco live acústico, sob o nome The Calm Before the Flood:

1. The Evil Urge
2. A Never Ending Way
3. Mercy (Paradise Lost cover)
4. The Beloved's Cry
5. The Orphaned's Medley

Isso nos dá 17 músicas e mais de uma hora e meia de um Oriental Folk/Death Metal fortemente ligado às tradições árabes e com muita, mas muita liberdade lírica e instrumental.

Os subtítulos das músicas já dão uma pequena mostra da temática do disco, que conta a histórias das três religiões desde o seu início, passando por pontos de tensão, paz e explosões, belamente exemplificados nas músicas através de interlúdios, solos, variação instrumental e vocal, que são um espetáculo à parte. As faixas 5, 7 e 11 tem parte de suas letras cantadas em latim e hebraico. Entre as três, o destaque vai para a Building the Ark e sua belíssima letra. Segue um trecho traduzido:

De todo ser vivente de toda a carne,
dois de cada espécie, farás entrar na arca
para mantê-los vivos contigo

Já as canções 3, 4 e 8 possuem trechos em hebraico e yemeni, um dialeto árabe. É impossível não comentar sobre a grandiosidade de Norra El Norra (Entering the Ark), oitava música do disco, que conta com mais de cinquenta instrumentos típicos do Oriente Médio sendo tocados unicamente para a gravação da música. A interpretação vocálica e sua combinação beiram à perfeição, e esse é realmente o ápice da obra, podendo ser conferido no clipe oficial:


Uma outra curiosidade é que a parte final de Ocean Land (The Revelation) foi gravada dentro do Taj Mahal, de forma ilegal e sem conhecimento da segurança do local. Ousados, os músicos não poderiam ter feito algo melhor.

O bônus acústico contém gravações feitas entre 2001 e 2003, complementando muito bem o já maravilhoso trabalho feito no disco principal.

Sem me alongar demais, o post de hoje é uma pequena homenagem ao marco do décimo ano desse lançamento, que nos diz muito sobre música, religião e a cultura árabe. Um disco para ser ouvido e apreciado por todos, sem exceção.

O álbum pode ser ouvido na íntegra aqui.

Nota: 10

Contato:
Site oficial
Facebook
Myspace

Por Alexandre Romansine
Orphaned Land - Mabool: 10 anos depois Orphaned Land - Mabool: 10 anos depois Reviewed by Alexandre on 15:40 Rating: 5

Um comentário

  1. Álbum fudido!Eles são exemplos pra o mundo ao fazer coisas assim http://oglobo.globo.com/mundo/bandas-de-heavy-metal-israelense-palestina-se-juntam-pela-paz-no-oriente-medio-11566070

    ResponderExcluir

Social Buttons