Whom The Moon A Nightsong Sings – Coletânea Folk e Neo-Folk

“Whom The Moon A Nightsong Sings” é uma coletânea valorosa. Não apenas pelo fato de que esta é uma das poucas compilações conceituais que são baseadas num tema central, e que onde a escolha das bandas participantes foi submetida a uma rígida seleção.

O lançamento em questão é uma coleção de dois cd’s, que totalizam 100 minutos que reúnem os principais artistas e os novatos de um gênero ainda sem nome (que alguns de vocês podem chamar de neofolk) que é definido, principalmente, por músicas acústicas, cheias de imagens e impressões que remetem a natureza, ou até mesmo por sentimentos pessoais espelhados nela. Essa romântica e mágica percepção bucólica é o denominador comum e a temática que une todos os artistas que contribuíram.

O fato é que grande parte das canções inseridas aqui, são, ou exclusivas deste projeto, ou rare tracks que não estão mais disponíveis, o que serve para enfatizar o caráter extraordinário deste lançamento. <3 ~
Um dos destaques em “Whom The Moon A Nightsong Sings” é certamente a contribuição do Empyrium, a primeira gravação da banda em quatro anos e o impressionante começo de um novo período criativo. Também estão presentes os grandes fundadores do gênero, o Ulver, com uma raríssima faixa de 1997: A música “Synen”, que foi lançada apenas em uma muito limitada coletânea underground, e é provavelmente uma das músicas mais procuradas pelos noruegueses fãs da banda.

Há a contribuição de bandas como October Falls, Nest, e Neun Welter – artistas que ajudaram a forjar a identidade do gênero nos últimos dez anos e se tornaram grandes pontos de referência para os amantes da música obscura ligada à natureza – e também de expoentes não tão conhecidos, como o projeto britânico Nhor ou o Syven da Finlândia, que certamente carregam semelhanças com as raízes do estilo.

 
A encantadora arte da capa, cortesia de Fursy Teyssier (Les Discrets), completa esse disco que, por causa conteúdo musical, certamente permanecerá como um único incomparável lançamento por um longo tempo.


Ps: Post dedicado a minha querida amiga, Livia Lamana, que indiretamente já contribuiu pra alguns posts aqui do blog, e que me recomendou essa digníssima coletânea! ~ Feliz aniversário (11 dias atrasado) e desculpa não poder te dar um presente melhor que um post! =( ~ Amo você. <3 ~

Por Paloma Cassari
Whom The Moon A Nightsong Sings – Coletânea Folk e Neo-Folk Whom The Moon A Nightsong Sings – Coletânea Folk e Neo-Folk Reviewed by Alexandre on 12:29 Rating: 5

Nenhum comentário

Social Buttons