Nerd Metal: do couro aos óculos

Como o 'melhor álbum de metal de 2013' representa a onda pseudo-cult do metal e porquê isso pode ter passado do limite.


Cinco engomadinhos sobem no palco do festival Pitchfork 2013, em Paris. O guitarrista veste uma camisa listrada. Na guitarra, um homem de óculos e cara de nerd. O vocalista se contenta em ficar escondido no lado esquerdo do palco com uma discreta camisa preta. Tinha toda a pinta de ser uma banda indie ou de fusion-jazz.

Surpreendentemente, esse grupo de rapazes que parece uma mistura de estudantes de Engenharia e poetas boêmios desajustados são os estadunidenses do Deafheaven, a banda-sensação dos últimos meses.

Eles combinam a gritaria e os riffs gelados do black metal com influências de post-rock, rock atmosférico e shoegaze – gêneros musicais que têm ares de cult e geralmente são muito mais apreciados pela crítica.

Em vez de vociferar contra a Igreja, falar de mutilações, ódio ou qualquer clichê da música extrema, eles preferem versar sobre a condição humana. Foi assim que pararam na lista de melhores discos do ano de vários portais especializados e entraram no Top 200 da Billboard americana.

Nos velhos tempos, quem tocava black metal pintava a cara e não usava esses casaquinhos aí.
E eles não estão sozinhos! O Deafheaven representa uma tendência nova na música extrema. Não é de hoje que músicos do estilo deixaram de lado motocicletas, couro, mulheres e a massagem do próprio ego. A mudança de perfil começou nos já distantes anos 90. Só que agora está realmente na moda falar de literatura, relacionamentos, ecologia e conflitos religiosos.

Os caras do Gorguts tem essa feição de brutamontes, mas já foram rotulados até como 'dadaístas'. 

Nada contra! Impossível repreender quem ouse sair do clichê. O problema surge quando a vontade de inovar vira petulância. Pior ainda é quando a mídia e os fãs só dão ouvidos pra quem canta sobre as mazelas da extração do petróleo e toca post-black metal progressivo com influências de space rock.

Na seleção de 20 melhores álbuns de metal de 2013 da Rolling Stone – lista que, álias, é liderada por Sunbather, do próprio Defheaven – abundam obras de arte. A revista chegou ao exagero de chamar o disco novo do Gorguts de “dadaísta”. Parece que fomos de vez para a vanguarda e esquecemos como fazer barulho puro e simples. Nisso, talvez tenhamos renegado a própria natureza do estilo: aquele grande "foda-se!" despretensioso, adolescente, irreverente.

Ouça no Spotify:
Deafheaven - Sunbather (2013)
Gorguts - Coloured Sands (2013) 

por Rodrigo Menegat Schuinski
Nerd Metal: do couro aos óculos Nerd Metal: do couro aos óculos Reviewed by Rodrigo Menegat on 09:31 Rating: 5

Nenhum comentário

Social Buttons