Ch’aska – Pururauca (2009)

O Ch’aska é uma banda peruana de folk metal, e esse álbum aqui é um dos melhores que ouvi esse ano (sim, só fui conhecer a banda em 2010, apesar do lançamento do play ter sido em 2009). O nome da banda é em quechua,  língua ancestral dos povos pré-colombianos, e era usado para definir a estrela mais brilhante do céu, que hoje sabemos ser o planeta Vênus.


Em vez de seguirem a tendência de fazer folk metal com influências de música céltica ou nórdica, os caras preferiram apostar em elementos de música andina. Aquelas flautinhas muito loucas dos Incas, sabem? Fora isso, o som tem uma pegada heavy/thrash com vocais rasgados, muito bem tocado.

COMEÇO DO DESABAFO

É triste ver que uma banda tão competente é ignorada pelos fãs de metal. Infelizmente, na América Latina, as bandas européias e estadunidenses  são muito mais valorizadas que os grupos daqui. Também me irrita essa mania de querer ser um viking ou um guerreiro saxão que alguns grupos latinos mostram por aí. Nada contra esse tipo de som, até porque gosto de Ensiferum, Eluveitie e Bathory, mas deixem essa temática para os próprios europeus! É muito mais natural fazer folk metal com a cultura de seu povo como foco.

FIM DO DESABAFO



Ouçam isso aí, e apoiem o metal latino-americano. Só não falo de comprar o material porque deve ser um pouco difícil, né? D:

Por Rodrigo Menegat
Ch’aska – Pururauca (2009) Ch’aska – Pururauca (2009) Reviewed by Alexandre on 17:18 Rating: 5

Nenhum comentário

Social Buttons