Fleshgod Apocalypse – Discografia comentada

Dessa vez algo um pouco mais caprichado, ao menos. Seguindo essa onda de Death Metal (no próximo post eu prometo variar), deixo uma nova representante do estilo.



Formado em 2007, na Itália, o Fleshgod Apocalypse é uma banda de Technical Death Metal que vem conseguindo se destacar no disputado cenário mundial atual. Com sua mistura de Brutal Death Metal, extremamente técnico, brutal e incansável, e de influências, bastante evidentes, de música clássica, que se fazem presente tanto na composição dos riffs, como em passagens de piano e violinos no decorrer dos discos, estes italianos aparentam um futuro promissor. Apesar de não ter nem cinco anos de estrada, já lançaram uma demo, um EP e dois full-length, sendo que o mais recente saiu pela Nuclear Blast.


O debut, de 2009, que foi intitulado “Oracles” consiste em 10 faixas de um Brutal Death Metal incrivelmente técnico e original. Impressionante como os riffs nos trazem com bastante obviedade a influência de música clássica, sem que para isso, tenham que apelar para o excesso de orquestrações exageradas no meio das faixas. O baterista Mauro Mercurio parece ser incansável em sua competência, técnica e brutalidade. E as letras são de uma visão absolutamente crítica ao cristianismo. Com essa combinação, este debut é uma audição bastante recomendável a qualquer fã do estilo.

Fleshgod Apocalypse – Oracles (2009)


Em 2010 o EP “Mafia” já mostrava um novo direcionamento do Fleshgod Apocalypse. A produção parece ter mudado e as guitarras perdido um pouco do destaque. Além disso, vocais limpos foram adicionados em algumas das faixas. Mas, como dizem os italianos, “Va bene”.

Fleshgod Apocalypse – Mafia (2010)
 
Entretanto, neste ano, o segundo full foi lançado, o qual foi chamado de “Agony”, e que consolida a mudança que já estava evidente no “Mafia”. As guitarras perdem ainda mais a atenção na hora da mixagem, dando lugar a uma orquestração, que em certas faixas, chega a ficar altíssima, além de constante em quase toda a música, o que acaba por ofuscar os ótimos riffs. Além disso, os esporádicos vocais limpos se tornaram comuns, e foram além disso! Em certos momentos, arrisca-se até algumas notas bem agudas, lembrando aqueles vocais que conhecemos bem de bandas de Power Metal.  Com todos esses fatores, esse lançamento pode até ser recomendável para alguns fãs músicas orquestradas, com uma boa dosagem de peso. Mas não creio que seja muito agradável para fãs mais conservadores de Death Metal. Em todo caso, ouçam e tirem suas próprias conclusões.

Fleshgod Apocalypse – Agony (2011)


Por Guilherme Nogueira
Fleshgod Apocalypse – Discografia comentada Fleshgod Apocalypse – Discografia comentada Reviewed by Alexandre on 14:34 Rating: 5

Nenhum comentário

Social Buttons