ESPECIAL COPA DO MUNDO: Cinco bandas da Holanda pra comemorar a goleada na Espanha



A maior surpresa da Copa do Mundo de 2014 até agora foi, sem dúvidas, a goleada da Holanda sobre a
Espanha, atual campeã mundial. Implacável, a Laranja Mecânica – que, para o desespero dos tradicionalistas, jogou de azul – enfiou cinco gols no time de Iniesta, Xavi e Casillas.

Para celebrar a primeira surra do Mundial, o Scream Blog Gore recomenda cinco bandas holandesas de metal: uma para cada bola que o time dos Países Baixos colocou dentro da meta da (Fo)Fúria Espanhola.

Os gêneros representados na lista variam de death metal melódico a symphonic metal – uma salada de estilos! Além de aproveitar para cornetear os arrogantes espanhóis, esse breve especial deve servir para quem quiser começar a conhecer o cenário musical holandês, que não deixa nada a desejar em relação a países com tradição mais celebrada no heavy metal.

Apesar das aparências, o som do Gorefest não é deathcore modernoso.
Gorefest: Esses caras podem ser apontados como discípulos do Entombed. Assim como os colegas da famosa banda de death metal sueca, começaram a carreira com um som bastante ríspido e seco. Conforme os músicos evoluíam tecnicamente e amadureciam, resolveram investir na infalível mistura de blues, rock ‘n roll clássico, distorção e vocais guturais: o death ‘n roll! O grupo encerrou as atividades em 2009, mas deixou sete álbuns no período. Destaque para Erase, de 1994, e Soul Survivor, de 1996!

Ouça!

Misturando melodic death metal e black metal, o God Dehtroned alcançou destaque na última década
God Dethroned: Grupo que originalmente começou como death metal ‘de raiz’, mas passou a mesclar sons blackened e melódicos nos últimos lançamentos. Considerada uma das bandas mais relevantes da cena de black/death metal não apenas da Holanda, mas do mundo todo. Lança álbuns sólidos em sequência há pelo menos dez anos. Destaque para The Toxic Touch (2006), talvez o disco que mais defina a música do God Dethroned: trechos pesados e extremos mesclados com passagens mais melódicas.

Ouça!


A vocalista do Epica tem voz de cantora de ópera e é considerada uma das mulheres mais lindas do metal
Epica: Banda de symphonic metal criada e liderada pelo guitarrista Mark Jansen, conhecido pelos trabalhos anteriores com o After Forever, outro grupo de metal sinfônico da Holanda. O Epica é famoso tanto pela beleza da vocalista Simone Simons quanto pelo som pesado, com alternância de vocais sopranos e guturais, corais, tecladinhos e todos os ‘clichês’ das bandas do gênero. Na discografia, se sobressai The Divine Conspiracy, de 2007, disco que melhor incorporou o som pesado de metal ao clima gótico e orquestrado.

Ouça!

Do doom metal ao post-rock, o The Gathering mudou de estilo e formação durante quase duas décadas de carreira
The Gathering: Começaram fazendo um doom metal extremamente peculiar, cheio dos teclados e sintetizadores, com o álbum Always, de 1992. A sonoridade muda radicalmente com a chegada da vocalista Anneke Van Giesbergen, em 1995. A partir daí, cada vez mais a banda fez incursões ao post-rock, rock atmosférico e shoegaze. Dessa fase, de destacam o álbum duplo How To Measure a Planet? (1998) e Souvenirs (2003). Anneke deixou o grupo em 2007 para se dedicar ao projeto solo Agua de Annique, e quem assumiu o vocal foi a cantora Silge Wergealnd. A mudança não teve tanto impacto na sonoridade do grupo.

Ouça!

Outra banda que mudou muito, o Within Tempation agora aposta em uma sonoridade mais pop e comercial
Within Temptation: outra banda de symphonic metal, também conhecida por mesclar um som pesado ao vocal soprano da belíssima Sharon den Adel.  A banda começou com um estilo puxado para o gothic, flertando até com o doom metal, mas evoluiu para um som mais pop e comercial, com passagens eletrônicas, sintetizadores e até rap (!?). Ainda distante dessa nova fase, The Heart of Everything (2007) é considerado o ápice da banda por alguns. O álbum faz o típico gothic/symphonic metal com elementos progressivos. O vocal lírico meio-soprano de Sharon fecha a mistura e constrói um som excelente e nada enjoativo.

Ouça!

por Eduardo Soriano e Rodrigo Menegat
ESPECIAL COPA DO MUNDO: Cinco bandas da Holanda pra comemorar a goleada na Espanha ESPECIAL COPA DO MUNDO: Cinco bandas da Holanda pra comemorar a goleada na Espanha Reviewed by Rodrigo Menegat on 18:55 Rating: 5

Nenhum comentário

Social Buttons