Sun of Nothing - Discografia comentada

Pra começar, é difícil falar sobre essa banda (e por isso estou enrolando esse post há umas semanas xD) mas vamos lá. Sun of Nothing, ou simplesmente SON é uma banda grega fundada no começo do século que se propôs a fazer um som bem experimental e introspectivo.

As composições misturam Doom, Sludge, Death e Black Metal com psicodelia, Hardcore e Noise, criando atmosferas densas e bem difíceis de se digerir. Não é uma discografia que será apreciada na primeira, segunda, nem da quinta audição, cada vez que você escutar uma música vai perceber novos elementos e receber um tipo de sensação diferente. É o tipo de som perfeito pra quem gosta de Drone, por exemplo.

 


Se você ainda está aqui e interessado pela banda, saiba que ela lançou três álbuns até o momento, e todos nos levam para uma viagem de medo e pessimismo. Ao ouvir as músicas dos caras somos levados cada vez mais fundo num abismo de distorção e destruição sonoros, o tipo de ambiente que muitas vezes deixa o minimalismo de bandas como o Sunn O))) no chinelo.

Sobre os álbuns:

...and Voices, Words, Faces, Complete the Dream (2003)


Lançado um ano após a demo, o debut mostra exatamente essa atmosfera pessimista e claustrofóbica características do Doom Metal através de elementos essencialmente de Noise e Hardcore: distorções, muito ruído e construções nada lineares. A primeira música, Thank You, já nos mostra tudo isso de forma exemplar, nos preparando para o resto do álbum, que varia entre o groove e o noise, com alguns breves momentos de calmaria.

...in the Weak and the Wounded (2007)


Continuando na linha do antecessor, o segundo trabalho da banda mostra um pouco mais das composições, mas sem perder o foco na desgraceira. Dou um grande destaque pro vocal, que consegue alternar do harsh pro grave de uma forma incrível, explorando ainda mais o lado doentio do som. A bateria, sempre presente, também passa a mostrar toda a sua influência do Black Metal e mantém o ritmo das músicas frequente.

The Guilt of Feeling Alive (2010)


Mesmo depois de dez anos de carreira os caras não perderam o ritmo. Mais pessimista, mais intimista e menos "noisy" que os anteriores, o terceiro álbum é também o mais curto da banda. Com pouco mais de 40 minutos distribuídos em cinco músicas, os gregos continuam mostrando que não há limite para a criatividade e a inovação. Esse álbum é mais indicado pra quem não curte muito Noise ou ficou com receio da pedrada, já que os vocais são mais limpos e não há tantos elementos soltos nas faixas. Mas não se enganem, as músicas continuam agressivas e ainda nos levam a ficar encolhidos e assustados enquanto o instrumental ecoa incessantemente em nossas mentes.

Apesar de possuírem músicas geralmente longas, as letras em geral são curtas (e absolutamente pessimistas), como a The Misery Index:

I Have Felt The Misery…
So Close…
That She Became My Friend
My Closest And Dearest
Friend…
Ever…

So Long
Repressed…
So Long
Repressed



É meio difícil conseguir absorver as palavras no meio de tanta cacofonia, mas quando conseguimos notamos que elas se encaixam totalmente ao desespero passado por todos os elementos das faixas.

Pra finalizar, uma faixa do último álbum:




Contato:
Site oficial
Bandcamp
Facebook
Last.FM
Myspace

Gostou? Comente!

Por Alexandre Romansine
Sun of Nothing - Discografia comentada Sun of Nothing - Discografia comentada Reviewed by Alexandre on 20:12 Rating: 5

Nenhum comentário

Social Buttons