Especial de natal – Grand Belial’s Key

Bem, acho que já devo começar desejando para todos os nossos leitores um feliz natal, ou, para os internautas pagãos, uma feliz celebração do solstício de inverno! Que as deidades da fertilidade os abençoem com boas colheitas e muita fartura!

Mas, indo logo ao assunto de hoje, nessa data tão especial para todos os fervorosos cristãos do mundo, nesta véspera do nascimento do grande messias nazareno, acho que nada mais justo do que postar uma banda que tanto admira e homenageia em suas letras essa cultura judaico-cristã: O Grand Belial’s Key.




Talvez alguns de vocês conheçam essa banda que chega a ser classificada muitas vezes como “Mocking Black Metal”. Mas, para aqueles que não conhecem, deixem-me explicar o porquê desta ter sido a escolhida para nosso especial de natal: Pelo simples fato de que, a maioria das letras são sátiras de passagens bíblicas, zoações com imagens e fábulas cristãs e escárnios e maldizeres com importantes figuras católicas, como Jesus Cristo, o grande aniversariante dessa época do ano. Além do mais, a cultura Judaica também não é perdoada por esses zueiros de plantão, por isso, um feliz Hanukkah para todos!

Indo para o que interessa, o Grand Belial’s Key é uma banda de Black Metal dos Estados Unidos, formada no ano de 1992 por Gelal Necrosodomy e pelo brasileiro residente nos EUA, Lord Vlad Luciferian. Porém, foi logo no início que o mesmo Lord Vlad foi expulso e, em seu lugar, entraram The Black Lourde Of Crucifixion na bateria/vocal e Der Stürmer no baixo. É claro que houveram algumas outras pequenas modificações nos membros, mantendo essa tradição Black Metal de inconstância de line-up.

Mocking the Philanthropist (1997)


Já no debut, de 1997, as características no som e na parte lírica já evidenciavam o quão ímpar era essa banda. Com fortes influências sonoras dos clássicos do Black Metal sueco e norueguês, mas com muitos traços de Heavy Metal tradicional, eles conseguem um tom diferenciado, com alguma influência punk. As letras já demonstravam o desprezo ao cristianismo e ao judaísmo, transmitido na forma do melhor humor negro possível. Vale comentar que esse humor se faz presente nas artes das capas também.

Goat of a Thousand Young - Dermo (1992)



Os dois full-lengths seguintes foram de polimento, consolidação, e aperfeiçoamento do que havia sido feito no primeiro disco. As letras ficam cada vez melhores, como por exemplo, a faixa “The Tenderhearted’s Manifesto” que fala de Jesus no deserto tendo suas famosas alucinações, que, segundo o Grand Belial’s Key foi causado devido ao abuso de drogas.

Na parte sonora, eles se mostraram mais maduros. Altas doses de melodia foram adicionadas, e, incrivelmente, isso veio junto com o aumento da brutalidade. Os riffs continuaram simples, porém, criativos como nunca, e executados com perfeição. A produção teve uma melhora significativa também.

Judeobeast Assassination (2001)

 
Infelizmente, em 2006, o vocalista e baterista, Richard Mills (The Black Lourde) foi assassinado em circunstâncias misteriosas, causando o fim da banda. Pouco se sabe sobre motivos do crime, ou culpados e tudo permanece sem explicações. Porém, em 2009/2010 a banda parece ter voltada para alguns shows.
Vale comentar que o Grand Belial’s Key costuma ser frequentemente associada à cena Nazi Black Metal, apesar de nada de teor político aparece em nenhuma música lançada. Eles são, também, considerados por muitos, os “pais” do Black Metal americano. Apesar disso ser contestado pelo fato de que o Absu foi formado dois anos antes.

Kosherat (2005)
 
Por Guilherme Nogueira
Especial de natal – Grand Belial’s Key Especial de natal – Grand Belial’s Key Reviewed by Alexandre on 16:05 Rating: 5

Nenhum comentário

Social Buttons